Os Foliões – MA

O Bloco Carnavalesco Tradicional Os Foliões surgiu como uma manifestação do carnaval de rua de São Luís do Maranhão. A categoria dos blocos tradicionais de ritmo é a mais autêntica e original das folias momescas do Maranhão. Hoje, com 34 anos de existência, destaca-se como o mais premiado representante do carnaval maranhense e uma das mais importantes entidades culturais do Estado.

Através de suas extensões artísticas (Grupo Foliões, Reisado Folias de Natal, Raízes de Portugal, elenco de teatro, oficinas artísticas, cursos, projetos socioculturais e salas de leitura), promove as mais diversas ações durante o ano inteiro, desde criação e montagem de espetáculos  até pesquisas, rodas de leitura e atividades comunitárias.

Seus espetáculos de danças e ritmos já participaram e foram premiados em diversos festivais por todo o Brasil em países  das Américas e Europa. Seus números artísticos reúnem diferentes danças, essências e manifestações cultura popular do Maranhão e outros estados brasileiros, devido ao intenso intercâmbio e trabalho de pesquisa que promove.

O trabalho artesanal é uma das bases de sua estrutura, sendo que do artesanato advém boa parte de suas indumentárias, instrumentos musicais, adereços e assessórios. Destaca-se a predominância de ritmos contagiantes e roupas coloridas e bem trabalhadas, além de luxuosas fantasias carnavalescas.

Utiliza o nome artístico registrado de O BLOCO MAIS BONITO DO BRASIL.

Registro que o BLOCO OS FOLIÕES foi fundado em 01 de maio de 1976 (36 anos, portanto) pelo saudoso Mestre Walmir Moraes Corrêa (o mais premiado dirigente do carnaval maranhense, ícone de nossa cultura popular, meu amado pai) e pelo grande Waldete Cabeça Branca (cantador do Bumba-meu-boi de Maracanã, meu tio), após vitoriosa saga em manifestações culturais do Maranhão. O Grupo Foliõe ssurgiu no dia 30 de abril de 1994 (18 anos), sendo uma idealização minha. A Raízes é de 07 de julho de 2000, fundada pelo Sr. Dell Vecchio dos Santos e sua filha Rubenir Serêjo da Silva (minha esposa), hoje se integrando à entidade Os Foliões. O Grupo Gamar é nosso parceiro e surgiu em 2001, sendo criação do Professor Wilson Chagas. O Reisado Folias de Natal é uma produção do Grupo Foliões (entre outras) e surgiu em 1998.

É um prazer imenso, um orgulho imensurável integrar a IOV Brasil. A Família Foliões sente-se honrada e tudo fará para merecer o crédito, continuando a lutar pela cultura popular e pelo folclore de nosso amado Brasil. O Bloco Os Foliões, o Grupo Foliões, a Raízes de Portugal e o Grupo Gamar estão ao seu dispor. Podem contar conosco. De São LUís para o mundo: PLENAS FOLIAS DE ETERNOS FOLIÕES!

contato: osfolioes@bol.com.br

Anúncios