Grupo Folklorístico Stella Bianca

O Grupo Folklorístico Stella Bianca, com sede em Jarinu/São Paulo, é uma entidade de caráter cultural, tendo como principais objetivos a pesquisa, preservação e a divulgação das danças e músicas das diversas regiões da Itália. Fundado na década de 1990, em meados de 1994, o Grupo Folklorístico desde então já acumulou mais de 1200 (mil e duzentas) apresentações culturais folclorísticas com seus respectivos trajes, adereços e músicas, o que possibilita ao Grupo apresentar diversos espetáculos diferentes.

Com um acervo de registros, entre pesquisas de campo, informações resultantes de intercâmbio com outros grupos, o Grupo Folklorístico Stella Bianca se tornou um referencial na região para instituições e interessados no resgate das manifestações populares tradicionais folclóricas.

Interpretando com igual prioridade as danças e cantos típicos das regiões que representa entre eles Itália e Alemanha, o Grupo Folklorístico Stella Bianca revela, também, culturas desconhecidas e, muitas vezes, esquecidas.

Por essas características tem sido destaque em eventos nacionais e internacionais, sendo convidado a participar de diversos eventos de cultura típica italiana, alemã e seus gêneros, transformando-nos como o Grupo que mais se destacou nos últimos anos, na região.

Na busca de sensibilizar a população, principalmente imigrantes e descendentes da cultura relacionada, para a importância do conhecimento e da valorização de sua própria cultura, o Grupo tem se destacado – também – com a apresentação da “Cerimônia da Pisa”, ou “La Pigiatura”, resgatando à riqueza dessa que foi um marco e, ainda é, para àquela gente.

Mais que um Grupo que pesquisa e divulga as tradições europeias o Grupo Folklorístico Stella Bianca contribui continuamente para a construção da cidadania, a preservação da cultura e suas identidades.

GRUPO FOLKLORÍSTICO STELLA BIANCA

Além das apresentações de dança o Grupo Folklorístico se divide em Coral Canto a Capella, com peças tradicionais italianas e alemãs, e Coral Canto e Riso, com mais tempo de formação tendo no repertório peças brasileiras, formando uma só equipe, que leva o nome Grupo Folklorístico Stella Bianca.

APRESENTAÇÕES

O Grupo Folklorístico Stella Bianca possui em seu currículo apresentações em importantes eventos no Estado de São Paulo, entre eles: Revelando São Paulo (em quatro edições – Capital – Iguape – Atibaia e São José dos Campos). O Grupo também já passou pelo Club Transatlântico, tradicional alemão, em São Paulo; Hotel Paradies, Hotel e Resort Estância Atibainha, e pelo projeto do Governo do Estado de São Paulo, Turismo Rural, aonde semanalmente alegra os turistas e visitantes que saem da capital para o interior, e passam pela Adega Beraldo di Cale, em Jundiaí/SP.

Destaque também nas apresentações em outros estados, como Rodeio, Rio dos Cedros, Timbó, Vila Rosina, Treze Tílias (Santa Catarina); Itaúna do Sul (Paraná e divisa com Mato Grosso do Sul), Retiro dos Artistas (Jacarépagua – Rio de Janeiro), Festa Italiana (Monte Sião – Minas Gerais).

Destaque na tradicional Festa da Uva de Jundiaí/SP (2012, 2013, 2014, 2015) Destaque e convidado especial na Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul/RS

Destaque internacional com apresentações em Kluftern, na Alemanha, e passagens com apresentações extras na Áustria, Suíça e Itália.

Destaque no 41º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis/RS 2013, Destaque no 42º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis/RS 2014, Destaque no 43º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis/RS 2015, Destaque no Festival Internacional de Folclore e Arte “Bunkyo” Liberdade/SP 2013, Destaque no Festival Internacional de Folclore e Arte “Bunkyo” Liberdade/SP 2014, Destaque no Festival Internacional de Folclore de São Bernardo do Campo/SP 2014.

GRUPO FOLKLORÍSTICO STELLA BIANCA

Apresentações que também foram destaques: Círcolo Italiano de Souzas (Campinas), Indaiatuba (Festas das Flores, Festas das Hortaliças e Festa das Nações), Encontro de Corais (Santa Olímpia – Piracicaba/SP); Escolha Miss Itália Nel Mondo (Piracicaba/SP), Festa da Colônia de Piaguí 2013 e 2014 (Guaratinguetá/SP); Aparecida do Norte (2014) entre muitas outras festas típicas italianas na região metropolitana de Campinas, São Paulo, e da região do Aglomerado Urbano de Jundiaí.

Turnê na Europa 2014 – Alemanha, Suíça, Áustria e Itália, de 24/06 a 15/07/2014, onde foi o único Grupo do País a representar o Brasil, a cidade de Jarinu e o Aglomerado Urbano de Jundiaí fora do país.

Para 2015 o Grupo já esta convidado a participar do na Escuela Nacional de Danza, em Montevideo /Uruguai, além de Jaraguá do Sul (Junho/2015) e Congresso Mundial Jovem da IOV, além das apresentações em festas na região durante todo o ano.

NA INTERNET

O Grupo pode ser contratato:

E-mail: grupostellabianca@gmail.com

Página na Web – http://www.grupostellabianca.com

Página na Rede Social – http://www.facebook.com/stella.bianca.330

8 - STO_3058       7 - STO_2828       6 - STO_2826                3 - FOTO OFICIAL 2015         2 - FB_IMG_1437257572580                    4 - Materia Pendulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s