Festivais IOV

A IOV prega pela padronização de Festivais, sejam de folclore ou não, mas é flexível para que estas regras se enquadrem na localidade desejada.
Existem, então, recomendações para que um festival seja internacional da IOV, que são regidos por um regulamento internacional.
Este regulamento pode sofrer alterações, desde que não perca pré-requisitos básicos e que seja autorizado pela IOV no seu país, para que este justifique a alteração para a IOV Mundial.
É esse controle e padronização que garante aos grupos e membros que os festivais da IOV garantirão o exigido para a qualidade do evento.

COMO OBTER APOIO E/OU TORNAR UM EVENTO DA IOV:

O Festival é a forma mais utilizada pela IOV para promover o intercâmbio cultural entre os povos, mas entre os grupos também. É neste momento que os grupos trocam informações entre si e onde a diversidade cultural está presente em todos os momentos.
Muitos grupos dependem do festival para manter vivas muitas tradições.
Um Festival passa a ser apoiado pela IOV no momento que preencher a solicitação e quando for enviado para a sede da IOV em seu país. Este será aprovado ou não e precisará fazer o pagamento da taxa de festival (taxa de direito de uso da marca).
Se o Festival preencher a maior parte dos pré-requisitos básicos para se tornar um evento da IOV este poderá contar com o apoio da sede em toda a elaboração e execução.
A maioria dos festivais já preenchem os requisitos mínimos. Para ser um festival da IOV alguns pré-requisitos são:
• A organização do evento é responsável pela hospedagem e alimentação do grupo. Seu deslocamento até a cidade do evento é de sua responsabilidade, mas o transporte local é de responsabilidade do evento.
• Cada grupo poderá fazer no máximo 3 apresentações por dia. O ideal é que sejam 2.
• Caso o grupo permaneça no evento por mais de 7 dias, terá direito a ter 1 (um) dia de folga.
• A cidade deverá promover um city tour com os grupos;
• Desfile;
• Como o maior foco da IOV é realizar o intercambio cultural e promover a paz entre os povos, é importante que a organização do festival promova encontros entre os grupos. Alguns festivais tem por hábito, fazer um encontro todas as noites, cada noite de responsabilidade de um grupo, para que este possa apresentar aos outros grupos sua culinária, suas danças, suas brincadeiras e assim criar uma integração entre os participantes,
• Promover uma ajuda de custo para os grupos, caso haja a possibilidade, ou seja, os grupos da IOV não cobram cachê, porém, se a organização tiver como auxiliar os custos do grupo, isso poderá ser feito.
• Promover a troca de presentes entre os grupos, autoridades e organização
• Missa ou ato ecumênico
• Como o objetivo da IOV nos festivais é o congraçamento ento entre os grupos, entre as culturas e entre os povos, ela sugere q não realização de competições, porém nada impede do festival optar por mante-las.

Anúncios